Publicado por: bcnh | 29/08/2017

Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais

Aconteceu no dia 29/08/2017, durante todo o dia, o Fórum Técnico Semeando Letras – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

O início foi em Varginha e o término acontecerá no dia 24/11/2017, em BH.
O objetivo do evento é colher sugestões da sociedade para elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
Marquei presença no grupo de discussão do Eixo 1 – Democratização do acesso ao livro (como era de se esperar), discutindo e alterando as propostas já acordadas no plano original e também apresentando propostas ainda não contempladas.
Nesse sentido, uma das minhas propostas foi aceita e eleita para fazer parte do texto original, que será apresentado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em novembro/2017.

Leitura da parte final da Palestra Magna

Aproveitando as palavras de Adriana Galo, contadora de histórias, transcrevo alguns trechos:

“Do Plano Estadual do livro,leitura, literatura e biblioteca acontece, inauguralmente, em Varginha, o Fórum Técnico Semeando Letras.”

“Uma realização do Governo de Minas Gerais e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Um encontro mais que esperado pela Sociedade Civil, com o Governo de Minas, para falar sobre as novas Leis que, durante 10 anos, nortearão atividades pertinentes ao universo da leitura literária em todas as suas possibilidades.
O Documento de Proposta para os Encontros Regionais norteiam as discussões de hoje, para as quais,representantes de várias cidades do Sul e Sudoeste de Minas, reunidos no Centro Universitário do Sul de Minas. (UNIS).

Uma riqueza de momento, onde o Polígono Sul-Mineiro Do Livro se faz presente como Coletivo, defendendo os interesses do livro, leitura, literatura e biblioteca, por um Sul de Minas mais leitor e próspero.”
Juntas, na Palestra Magna,  Maria Helena Ferreira Penteado e Adriana Galo, fizeram “a leitura das Cartas do Ouvidor Cipriano José da Rocha, fundador da cidade da Campanha, enaltecendo as comemorações dos seus 280 anos, de importância história, de incontestável valor.” Fiz a leitura da parte final da Palestra Magna, com a presença de Heloisa Soares, sempre nos acompanhando.

Grupo do Eixo I

Grupo de trabalho – Eixo I – Democratização do acesso

O eixo 1 teve 13 participantes, duas com foco em bibliotecas comunitárias, um diretor escolar, Alencar, de Turvolândia, Gabriela, bibliotecária e as demais, PEUBs, professoras de ensino do uso da biblioteca. Eliane Dias, da SRE, compareceu, fez algumas propostas, mas, não ficou ate o final. Se não me falha a memoria. Nosso intermediador foi o Lucas Guimaraens e o “vivo”, a digitadora das mudanças, ao vivo, não me lembro o nome.

A proposta original continha 36 itens, umas 20 sofreram pequenas alterações, algumas foram suprimidas e 6 foram apresentadas para acréscimo. Dessas, apenas 3 foram aprovadas.

Eu propus a criação de um edital para viabilização da institucionalização das bibliotecas comunitárias, com verbas destinadas a pagamento de despesas cartorárias, material de consumo, reforma, ampliação e construção de espaço, renovação do acervo e mobiliário e equipamentos. As outras duas foram propostas das PEUBs e bibliotecárias: Concurso para bibliotecárias em ate 5 anos, a partir do 1° ano do plano e a outra: Dispositivo fixando o trabalho das PEUBs exclusivamente dentro das bibliotecas.

Credenciamento, com Cleide Fernandes e Clarissa Gonzaga

Painel do Fórum Técnico Semeando Letras, com Erivelton G. Ramos Barata, superintendente da SRE Varginha, Rosana Mont’Alverne, presidente da Câmara Mineira do Livro e Lucas Guimarães, Superintendente da Superintendência Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais.

Mesa de abertura: a Deputada Estadual Geisa Teixeira, o Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais, Lucas Guimarães, o Superintendente Regional de Ensino de Varginha, Erivelton G. Ramos, a Presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont´Alverne e a coordenadora das SRE da SEE, Clélia Costa.

Apresentação da dinâmica do fórum, por Clarissa Gonzaga.

Início do evento Fórum Técnico Semeando Letras

Vista do auditório do Hotel Jaraguá

Entre Maria Helena Penteado e Heloisa Soares, do Polígono Sul Mineiro do Livro, fotógrafa: Adriana Galo

Com a contadora de história Adriana Galo

Identificação!!!

Assim sendo, até novembro, na Assembleia Legislativa. Avante!!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: