Publicado por: bcnh | 02/09/2015

Quase uma “Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias de S.G.S.”

Infelizmente, os integrantes do grupo decidiram pela não adesão e resolveram levar adiante somente as atividades da Biblioteca São José. Eu, porém, darei continuidade ao grupo e ao projeto. 

Informo a todos que foi criado na rede social conhecida como “Face” um grupo para interação das pessoas que queiram participar da fundação da Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias de São Gonçalo do Sapucaí.

Ele servirá para interagirmos, mantermos contato e trocarmos ideias até a chegada da nossa próxima reunião, que acontecerá no dia 04/10/2015 às 16h30min, na  Biblioteca Comunitária Novo Horizonte, à Rua João Carvalho da Silva Júnior, 35 – Bairro Novo Horizonte.

A futura associação “ABICOM.SGS” contou, em sua primeira reunião, com a presença de oito pessoas. A reunião foi organizada pela Irmã Sérvula Barbosa, da Congregação das Irmãs da Providência de GAP no Brasil, a partir da necessidade de conseguir mais pessoas para ajudar na organização do acervo e na realização das atividades literárias da biblioteca comunitária já existente naquela comunidade, a Biblioteca Comunitária São José, que foi idealizada pelo Sr. João Arnaldo Rufino.

A minha participação foi solicitada com o intuito de relatar minha experiência como idealizadora e gestora da Biblioteca Comunitária Novo Horizonte, lutando pela sua implantação, organização e manutenção, que completará 10 anos em novembro/2015.

Estiveram presente alguns e algumas simpatizantes da causa do livro e da leitura.

A ideia da associação nasceu junto com a Biblioteca Comunitária Novo Horizonte, a partir do seu projeto inicial, chamado “Uma Biblioteca em Cada Bairro”. Diante das várias circunstâncias negativas que se seguiram, como falta de apoio, falta de verba, falta de sede própria, falta de pessoas envolvidas com ele, acabei realizando apenas os empréstimos domiciliares, fazendo a minha parte sozinha mesmo.

Na reunião, aproveitando a oportunidade, propus ao grupo de pessoas que me ajudassem com a legalização do projeto; foi sugerido a substituição do termo “bairro” por “comunidade”. Portanto, o projeto norteador da associação é “Uma Biblioteca em Cada Comunidade”. Isso se deve à facilidade de dividir a cidade em um número menor de grupos, com uma abrangência maior, além disso, todos os envolvidos já são pessoas engajadas nessas comunidades, mas, nas atividades religiosas. Portanto, são pessoas que dedicam sua vida a servir ao próximo e, nada melhor, do que fartar o próximo com atividades literárias!

Se quiser participar desse importante movimento em nossa cidade,

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/abicom.sgs/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: