Publicado por: bcnh | 24/08/2014

Vamos falar sobre oportunidade!

Enquanto todas as outras bibliotecas estão fechadas, inclusive hoje, sábado (ontem, já que são 00h26m!!), a Biblioteca Comunitária Novo Horizonte permanece sempre aberta.

Democratizar o acesso aos livros e à leitura independe do poder público, basta um gesto voluntário, de boa vontade. Mas, sem políticas públicas que apoiem tais iniciativas fica inviável criar oportunidades para todos.

Geralmente as bibliotecas públicas ficam localizadas no centro das cidades e a distância dos bairros da periferia cria uma barreira para o acesso do leitor infantil e juvenil. As bibliotecas escolares auxiliam nos empréstimos dos livros, mas com dia e horário marcado para retirar e para entregar.

A biblioteca comunitária não, ela está sempre aberta e é tão pertinho da nossa casa que só de passar na porta já dá vontade de entrar para pegar um livro! Pois bem, aqui é assim e foi o que fizeram estas crianças:

2014-08-23 14.07.56

2014-08-23 11.36.35

Agora, falando sério, estou lendo por aí que não houve investimentos em Cultura nos últimos 10 anos, eu discordo. Desde 2003 quando o Governo Federal expandiu as políticas públicas, antes cartelizadas com a tradicional e antiga Lei de Incentivo, e foi elaborada uma nova forma de democratizar o acesso aos financiamentos culturais, com a abertura de editais públicos, que o MinC conseguiu atingir seu objetivo: financiar centenas de projetos culturais no Brasil todo e não apenas no eixo Rio-São Paulo, como havia sido até então.

“Nunca antes na história deste país” houve tantos editais para a distribuição da verba para a cultura. Um deles foi o Edital para a seleção de Pontos de Leitura que, pela primeira vez, aceitou o cadastramento de iniciativas de pessoas físicas. A Biblioteca Comunitária Novo Horizonte foi selecionada e é reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Leitura, desde 2008, quando foi contemplada com livros, móveis e equipamentos para bibliotecas.

Com a criação do Plano Nacional do Livro e Leitura, em 2006, “retomou a luta pelo livro, a leitura, as bibliotecas e a literatura com a necessária perspectiva e escala de política pública” (Antonio Cândido).  Em 2009, foi sancionada pelo então Presidente da República a Lei 11.899/2009, de autoria do senador Cristóvão Buarque, que “institui o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. Em 2010/2011, foram lançados diversos editais do Programa de Livros de Baixo Preço, para a compra direta das bibliotecas nas livrarias, com pagamento realizado através do Cartão do Livro.

A gestão democrática confia na força do povo e no trabalho do cidadão brasileiro, e conta com a participação de todos para democratizar o acesso dos bens materiais e imateriais. É criar oportunidades onde antes não havia. Claro que nem todos gostam de repartir o que possuem, mas democratizar o acesso ao livro e à leitura é oportunizar um futuro melhor para nossas crianças. Um futuro promissor!

Se cada um fizer a sua parte para contribuir para a democratização e para que as políticas públicas de acesso à cultura permaneçam, já será um grande avanço.

Se cada município tiver a sua Lei de Incentivo à Cultura e o seu Plano Municipal de Livro e Leitura, entre outras ações e projetos, muito mais pessoas terão acesso aos bens culturais; além de proporcionar mais emprego para os artistas que precisam ficar trabalhando somente nas cidades vizinhas por falta de uma política pública municipal que o apoie.

Se quiser saber mais a respeito de como participar das ações do Ministério da Cultura, acesse Projetos Incentivados.

Conheça as metas do Plano Nacional de Cultura! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: