Publicado por: bcnh | 31/12/2012

DataGramaZero e a Biblioteca Comunitária

Em meados de 2011 participei de uma pesquisa do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (CECH/UFSCar):  Gustavo Grandini Bastos, cujo tema do seu trabalho seria: A construção de bibliotecas comunitárias e o desejo de acessar: sentidos em movimento.

Apenas seis bibliotecas comunitáras de todo o país responderam a um questionário, que me foi enviado por email e cujas perguntas eram simples, mas ao mesmo tempo tão difíceis de responder, pois o autor queria saber sobre coisas intangíveis, ou seja, eles queriam saber quais sentimentos nos levaram a idealizar, organizar e manter uma biblioteca comunitária ( e mais especificamente, uma dentro da minha própria casa).

As perguntas foram muito bem elaboradas e, por isso, eu consegui colocar em palavras sentimentos quase que inexplicáveis, o que eu sinto pelos livros, pela biblioteca, pelo contato com as pessoas, pelos objetivos que me levaram a isso…  Falar sobre os meus princípios, meus sonhos, meus ideais individuais e comunitários!

Mas, juntas, nossas bibliotecas comunitárias contribuíram para a pesquisa científica realizada na Universidade Federal de São Carlos. O resultado dessa pesquisa foi publicado na Revista de Ciência da Informação: DataGramaZero, volume 12 nº 04 , em agosto de 2011. Só agora tive acesso à publicação.

É um trabalho científico de grande importância e de grande interesse para aqueles que querem entender o mundo das ações voluntárias e comunitárias. Não deixe de ler. Abaixo estou disponibilizando o link do artigo A construção de bibliotecas comunitárias e o desejo de acessar: sentidos em movimento”, publicado na revista eletrônica:

Clique neste link: http://www.dgz.org.br/ago11/Art_03.htm

Participação de Lucília Maria Sousa Romão, Livre-docente em Ciência da Informação, Professora Dra. do curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Professora colaboradora do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Agradeço o convite para participar desse estudo e poder contribuir com a pesquisa universitária. Estaremos sempre à disposição.

Deixe um comentário

Categorias

