Publicado por: bcnh | 08/03/2011

O balanço das atividades no ano de 2010.

Finalmente consegui fechar, com a ajuda da Suelen, os números do ano passado.  2010 foi um ano de atividades intensas e de muito assunto sobre livro, leitura, cultura, diversidade cultural, etc.

Fomos citados no Publish News, por causa de uma nota solicitando doações de livros para essa Biblioteca Comunitária, no Blog do Galeno. Não por coincidência, mas por pura competência, hoje, Galeno Amorim é o Presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

As estatísticas de 2009 foram melhores do que o esperado:

125 usuários frequentes;

579 livros emprestados;

196 gibis emprestados; entre outros;

Total de 775 empréstimos domiciliares.

Em 2010:

  • Estive no evento de apresentação do Projeto Cidades Culturais, em Varginha-MG, onde se encontrava o ex-ministro da Cultura,  Sr. Juca Ferreira.

 

  • Recebemos uma coleção de livros do autor Paulo Setúbal, doação do Instituto Itaú Cultural e também diversos livros doados por editoras de Minas e de São Paulo;

 

  • No dia 19/05/2010 participei do III Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, durante a Bienal do Livro de Minas Gerais, como palestrante, apresentando o trabalho voluntário realizado aqui na Biblioteca Comunitária Novo Horizonte.

 

  • No dia 21/08/2010 estive na Bienal do Livro de São Paulo, no estande do PNLL, apresentando a Biblioteca na programação paralela do Fórum Nacional do Livro e Leitura;

 

  • Também em agosto/2010, apoiei a criação de mais uma biblioteca comunitária na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, no bairro Cidade Sul II (São José). Fiz uma doação de 900 livros para o idealizador, João Arnaldo, livros de referência e de literatura;

 

  • Comemoramos o Dia Nacional da Leitura (12/10/2010) com um lindo recital de poesia no bairro Novo Horizonte. Todas as crianças que recitaram receberam certificado de participação.

 

  • Em 11/11/2010 fui ao Rio de Janeiro, na Biblioteca Nacional, apresentar um artigo de minha autoria, sobre “Diversidade Cultural”. Escrevi o artigo, enviei-o para análise e, após ter sido selecionado, fui apresentá-lo para uma platéia recheada de grandes nomes do mundo da Cultura, do Livro e da Leitura. Foi uma grande honra para mim!

 

  • Em dezembro/2010, depois de quase 2 anos, recebemos um gigantesco tapete de fibra trançada feito pelas artesãs de Porto do Sauípe-BA, parte do prêmio do Edital Ponto de Leitura-2008.

Agora, para encerrar com chave de ouro o ano que passou, os números são os seguintes:

 

140 usuários frequentes

  • 110 crianças e adolescentes;

  • 30 adultos;

1.189 livros emprestados;

176 gibis emprestados;

72 livros didáticos (para candidatos ao concurso da prefeitura, resultando em 4 usuários aprovados).

2 revistas;

3 pesquisas na internet;

Total de 1.442 empréstimos domiciliares.

Média de 10 livros por usuário.

Minhas metas continuam as mesmas para este ano, legalizar a Biblioteca e conseguir um local próprio para ela.

Neste ano de 2011 as coisas já estão em andamento. O estatuto já está nas mãos do advogado, para análise, e já contamos com um interventor que está disposto a nos ajudar a conseguir a sede própria.

Portanto, só tenho que agradecer, mais uma vez, a todos que me ajudam nessa empreitada. Agradeço à Deus, acima de tudo, por me dar saúde e disposição para cuidar de todas as missões que Ele me confiou.

Amém!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: