Publicado por: bcnh | 29/05/2010

Bienal do Livro de Minas, eu fui!

No dia 19 de maio de 2010 participei como palestrante da mesa redonda (que na verdade era retangular!) do III Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais, realizado pela Superintendência de Bibliotecas Públicas, que aconteceu durante a Bienal do Livro de Minas 2010.

O evento reuniu secretários municipais de educação e cultura, bibliotecários e agentes culturais para discutir, entre outros temas atinentes à democratização do acesso à leitura, a formulação de planos municipais de livro e leitura.

Participaram do encontro os escritores:

  • Bartolomeu Campos de Queirós, Marina Colasanti, Nilma Lacerda, Leo Cunha, Dagmar Braga e Fábio Sombra;
  • A Secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Elizabeth Serra;
  • A Coordenadora de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Gabriela Gambi;
  • O Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto;
  • A Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Raquel Elizabete de Souza Santos;
  • A representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Educação Continuada do Ministério da Educação, Dênia Freitas de Oliveira;
  • A Coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Ilce Cavalcanti;
  • A Coordenadora do Programa Teia de Textos, Maria Antonieta Pereira;
  • A equipe da Superintendência de Bibliotecas Públicas
  • Gestores de bibliotecas públicas municipais e comunitárias de municípios mineiros com práticas exemplares de promoção da leitura, como o Marco Túlio (da Borrachalioteca, de Sabará), o Léo do Peixe (do Clube da Leitura, de Pirapora) e Viviane Pereira (da SABICAssociação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de BH) e eu e o Rodrigo, é claro! rsrsrsr.

O mesa foi composta pelo Marco Túlio (mediador), por mim e pelo Rodrigo Eugênio Paulo (meu filho) e pela Viviane da SABIC, para falar sobre o tema: Bibliotecas Comunitárias: A Sociedade Civil e a Democratização do Acesso à Leitura.

Durante o evento apresentei o trabalho que realizo aqui mostrando slides com fotografias de toda a trajetória da biblioteca e de atividades que realizamos  ao longo desses quase 4 anos. Respondi a várias perguntas do mediador a respeito do surgimento da biblioteca, a respeito dos usuários, dos livros que temos aqui e do espaço em que se encontram os livros.

Todos ficaram muito surpresos quando viram as imagens e houve muitos comentários a respeito, após a nossa apresentação.

Nas palavras da própria superintendente, Áurea Piacesi, aquela tarde “foram horas de muita emoção”.  Ficamos todos muito emocionados com as iniciativas da sociedade civil em prol do acesso à leitura.

Abaixo disponibilizo algumas fotos (não oficiais) da nossa apresentação.

Não poderia deixar de agradecer à ex-Diretora de Ações de Incentivo à Leitura, Fabíola Farias (que deixou a Superintendência e foi para a Fundação Cultural de BH) que nos convidou pessoalmente e garantiu nossa estadia lá em BH, à  Secretária de Educação, Marli Oraboni e à minha diretora, Sirlene Aparecida Azevedo Borges, por compreenderem a importância da minha participação nesse evento e permitirem que eu me ausentasse do trabalho durante esses dias.

Acima de tudo, agradeço a Deus pela OPORTUNIDADE!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: