Publicado por: bcnh | 23/02/2010

RETROSPECTIVA / PROSPECTIVA

Desde o dia 26/11/2006, quando foi formalizada a intenção de organizar uma Biblioteca Comunitária no Bairro Novo Horizonte,
depois de um longo ano de muitas dificuldades e incertezas, em 2008 o sonho se tornou realidade. Arrecadamos os livros, recebemos inúmeras doações, pedimos, reivindicamos, batalhamos, nos inscrevemos no I Concurso Pontos de Leitura do Programa Mais Cultura do Governo Federal e fomos selecionados.

Em 2009, nossas crianças vibraram com os livros novos recebidos da Fundação Biblioteca Nacional e com a comemoração do Dia Nacional da Leitura, em 12/10/2009.

Em novembro participamos, em BH,  do Curso de Aperfeiçoamento e Multiplicador dos Profissionais que atuam nas Bibliotecas Públicas do país: Caminhos Da Leitura e da Escrita, ministrado pela Professora Dagmar Braga, e do Seminário Leitura e Biblioteca: experiências francesas, onde estavam presentes a Diretora de Ações de Incentivo a Leitura da SUB, Fabíola Farias, as bibliotecárias francesas Geneviève Patte e Françoise Fontaine, a Secretária-geral da FNLIJ, Elizabeth Serra, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós, o Secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, e a Superintendente de Bibliotecas Públicas, Áurea Piacesi, entre outros e inúmeras participantes das bibliotecas públicas do Estado.

Lúcia Sebe/SECOM
Lúcia Sebe/SECOM
Crédito: Lúcia Sebe

 

Hoje temos mais de 5.000 livros, dentre eles 1.000 são novos.

A fim de prestar contas desse primeiro ano de funcionamento efetivo, informamos que:

Registramos 125 usuários frequentes.

Destes, 97 são crianças até 12 anos e 28 são adultos acima dos 18 anos.

Emprestamos 579 livros,196 gibis e 75 revistas. Realizamos 14 pesquisas na internet.

Tivemos um total de 775 empréstimos domiciliares no ano de 2009.

Abrimos um espaço no terminal rodoviário, onde são colocadas à disposição dos usuários diversas revistas para leitura.

Agora, em 2010, nossa meta é a legalização da biblioteca, a aquisição de um terreno e a construção do imóvel que abrigará o acervo e também o espaço cultural.

Se vc acredita no potencial da Cultura, da Leitura e da Educação como forma de transformação da sociedade, entre em contato comigo, precisamos de parceiros e de voluntários.

E-mail:

bcnovohorizonte@yahoo.com.br

Anúncios

Responses

  1. Eu só tenho a agradecer a vocês que, diretamente, nos apoiam e nos incentivam cada vez mais.

  2. Caros parceiros, em nome do Ministério da Cultura gostariamos de parabenizar o sucesso da iniciativa e a garra com que toda a equipe do Ponto de Leitura / Biblioteca Comunitária BiCoNHo vem trabalhando. Saibam que a ação de vocês é fundamental para o desenvolvimento da leitura no Brasil e são projetos como este que merecem ser reconhecidos e apoiados constantemente. Contem conosco! Att., Diretoria de Livro, Leitura e Literatura / Ministério da Cultura


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: